O que é o C++ Builder

C++ Builder é um ambiente de desenvolvimento para aplicações cliente/servidor(chamado de front-end) produzido pela Inprise/Borland, tradicional empresa desenvolvera de compiladores. O C++ Builder utiliza os conceitos de programação visual e dirigida por eventos para proporcionar uma ferramenta RAD (Rapid Application Development) extremamente poderosa, que permite desenvolver aplicações eficientes rapidamente. Algumas de suas características mais marcantes são:

Uso de uma biblioteca de componentes visuais, a VCL (Visual Components Library), desenvolvida originalmente para o Delphi, ferramenta produzida pela mesma empresa com características semelhantes ao C++ Builder, só que utilizando a linguagem Object Pascal como linguagem base.

- Orientação a objetos: o C++ Builder utiliza a linguagem de programação orientada a objetos C++, onde se pode utilizar plenamente os conceitos de POO (Programação Orientada a Objetos) e obter os seus benefícios.

- Possui um excelente ambiente de desenvolvimento (IDE) com ferramentas de produtividade que auxiliam a programação, além de um ótimo depurador (debugger);

- Ferramentas para desenvolvimento em equipes de programadores e controle de
versões.

- Grande escalabilidade no acesso a banco de dados: pode acessar tabelas locais dBase e Paradox, assim como SGBDs como Oracle, Informix, Sybase, Microsoft SQL Server e Interbase